Registro de frequência escolar

 

O principal registro efetuado durante o acompanhamento dos(as) beneficiários(as) do PBF na condicionalidade da educação é o registro da frequência escolar. Ele se faz necessário para garantir que os(as) estudantes continuem recebendo seus benefícios. É com base nele também que novas políticas públicas devem ser pensadas.

Mas como fazer o registro de frequência escolar no Sistema Presença?

Você pode assistir ao vídeo ou ler o texto abaixo para obter as informações principais e os detalhes desse procedimento.

Clique no ícone icone-ampliar.png para ampliar o vídeo.

 

 

Passo a passo: registro de frequência escolar

 

Para efetuar o registro de frequência escolar, acesse o menu e clique na opção registrar frequência por aluno.

 

 

 

 

Em seguida, será aberta uma lista do(s) beneficiários(as) do PBF. Preencha o campo FREQ com o percentual de frequência escolar do(a) aluno(a).

 

 

Quando você registrar frequência escolar igual ou superior ao percentual mínimo exigido (85% BFA e 75% BVJ), o Sistema Presença entenderá que o(a) beneficiário(a) tem frequência escolar suficiente e garantirá o seu benefício. Por isso, independentemente do valor que registrar, desde que seja superior ou igual à frequência escolar mínima, o sistema arredondará a frequência para 99% (seria 100%, mas esse campo tem apenas dois dígitos).

 

  

IMPORTANTE: se todos(as) os(as) alunos(as) da escola tiverem frequência escolar igual ou superior à porcentagem mínima exigida pelo PBF, não será necessário digitar o percentual nos quadrinhos, basta deixá-los em branco e clicar em enviar. Fique atento(a), pois, se você deixá-los em branco, mas não clicar em enviar, a frequência escolar não estará informada. 

 

Quando a frequência escolar registrada estiver abaixo do percentual mínimo exigido (85% BFA e 75% BVJ), automaticamente será aberta uma janela para que se identifique o motivo da baixa frequência. Obtenha mais informações sobre isso em registro de motivos de baixa frequência.

 

 

 

 

  

IMPORTANTE:

 

a) Não é possível registrar frequência escolar de alunos(as) pertencentes a ENI e NLOC;

 

b) O registro de conclusão do Ensino Médio deve ser feito de outra maneira (ver opção conclusão do Ensino Médio no menu dia a dia);

 

c) Os registros do EJA Semipresencial devem ser feitos de outra maneira (ver opção EJA Semipresencial no menu dia a dia);

 

d) Os registros de situações coletivas (item 9 da tabela de ocorrências) devem ser feitos de outra maneira (ver opção situação coletiva).