Tutorial Multimídia - Sistema Presença

 

 

Registro da frequência escolar

 

 

O principal registro efetuado durante o acompanhamento dos(as) beneficiários(as) do PBF na condicionalidade da educação é o registro da frequência escolar. Ele se faz necessário para garantir que os(as) estudantes continuem recebendo seus benefícios. É com base nele, também, que novas políticas públicas devem ser pensadas. 

 

Mas como fazer o registro de frequência escolar no Sistema Presença?

 

Você pode assistir ao vídeo à direita ou ler o texto abaixo para obter as informações principais e os detalhes desse procedimento.

 

Clique no ícone icone-ampliar.png para ampliar o vídeo.

 

 

 

 

 

Passo a passo: registro de frequência escolar

 

 

Para facilitar o entendimento sobre o registro, separamos o processo em dois passos:

 

a) buscar escola para registrar frequência escolar dos(as) alunos(as);

b) efetuar o registro de frequência escolar.

 

 

IMPORTANTE: o registro de frequência escolar somente ocorrerá quando o período de coleta de frequência estiver aberto. Procure sempre se informar sobre isso no calendário de coleta do ano em curso.

 

 

1. Buscar escola para registrar frequência escolar dos(as) alunos(as) beneficiários(as)

 

 

Para registrar a frequência escolar, acesse o menu e clique na opção registrar frequência por aluno.

 

 

 

 

Serão apresentados um campo de busca e uma lista com todas as escolas do município que possuem beneficiários(as) do PBF.

 

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO: em vermelho, estão listadas as escolas paralisadas ou extintas, o que significa que os(as) alunos(as) não devem ter frequência registrada nessas escolas. É necessário verificar em qual escola esses(as) alunos(as) estão matriculados(as) e retirá-los(as) das escolas que estão em vermelho, usando a função alterar INEP. Apenas quando esses(as) alunos(as) forem alterados(as) para as novas escolas é que poderão ter a frequência escolar registrada.

 

 

O campo buscar por permite encontrar alunos(as) ou grupos de escolas específicos de diferentes modos. Veja a imagem abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

Para saber qual filtro de busca se adéqua melhor a sua necessidade, confira a tabela abaixo:

 

Filtro de buscaResultado da buscaDicas
Nome do aluno
NIS do aluno
Aluno(a) específico(a). Busca por nome - pode ser nome incompleto.
Busca por NIS - necessário ter o código exato.
Nome da escola
Código INEP
Escola específica. Busca por nome - pode ser nome incompleto.
Busca por INEP - necessário ter o código exato.
ENI - Pertencente às escolas não identificadas
NLOC - Aluno não localizado
ESI - Escola ativa sem INEP na base do Sistema Presença
SVE - Sem vínculo escolar
Grupo de alunos(as) dentro de
uma mesma situação.
Nesse tipo de busca, será apresentada uma lista de alunos(as) que estão na mesma situação, porém em escolas diferentes.
Escolas particulares
Escolas municipais
Escolas estaduais
Escolas federais
Escolas com alunos sem frequência
Todas as escolas
Grupo de escolas dentro de uma mesma situação. Após selecionar uma dessas opções, aparecerá uma lista com o grupo de escolas. Você deve clicar em uma delas para prosseguir com o registro da frequência escolar.
     

2. Registrar frequência escolar

 

Após ter escolhido sua opção de busca, será aberta uma lista dos(as) beneficiários(as) do PBF. Preencha o campo FREQ com o percentual de frequência do(a) beneficiário(a).

 

Quando você registrar frequência escolar igual ou superior ao percentual mínimo exigido (85% BFA e 75% BVJ), o Sistema Presença entenderá que o(a) beneficiário(a) tem frequência suficiente e garantirá o seu benefício. Por isso, independentemente do valor que for registrado, desde que seja superior ou igual à frequência escolar mínima, o Sistema Presença arredondará para 99% (seria 100%, mas esse campo tem apenas dois dígitos).

 

 

IMPORTANTE: se todos(as) os(as) alunos(as) da escola tiverem frequência escolar igual ou superior ao que é exigido pelo PBF, não será necessário digitar o percentual nos quadrinhos, basta deixá-los em branco e clicar em enviar. Fique atento(a), pois, se você deixá-los em branco, mas não clicar em enviar, a frequência escolar não será informada. 

 

Quando a frequência escolar registrada estiver abaixo do percentual mínimo exigido (85% BFA e 75% BVJ), automaticamente será aberta uma janela para que seja identificado o motivo da baixa frequência. Obtenha mais informações sobre isso em registro de motivos de baixa frequência

 

 

 

 

 

 

IMPORTANTE:

 

a) Não é possível registrar frequência escolar de alunos(as) pertencentes aos grupos ENI e NLOC;

 

b) Registro de conclusão do Ensino Médio deve ser feito de outra maneira (ver opção conclusão do Ensino Médio no menu dia a dia);

 

c) Registros do EJA Semipresencial devem ser feitos de outra maneira (ver opção EJA Semipresencial no menu dia a dia);

 

d) Registros de "situações coletivas" (item 9 da tabela de ocorrências) devem ser feitos de outra maneira (ver opção situação coletiva).