Registro de motivos de baixa frequência escolar

 

 

 

Quando a escola identificar que um(a) estudante, filho(a) de família participante do Programa Bolsa Família, não atingiu a frequência escolar mínima determinada como condicionalidade do PBF, é necessário fazer o registro do motivo de baixa frequência.

Mas como fazer esse registro no Sistema Presença?

 

Você pode assistir ao vídeo à direita ou ler o texto abaixo para obter as informações principais e os detalhes sobre esse procedimento.

 

 

Clique no ícone icone-ampliar.png para ampliar o vídeo.

 

 

 

 

Passo a passo: registrar motivos de baixa frequência escolar

 

Durante o registro de frequência escolar, se o Sistema Presença identificar que o percentual de frequência escolar do(a) aluno(a) está abaixo do mínimo exigido, será automaticamente aberta uma janela com a relação dos motivos de baixa frequência

 

Veja nas imagens abaixo como registrar os motivos de baixa frequência escolar:

 

 

 

 

 

 

 

 

Na lista de motivos de baixa frequência escolar, selecione a opção mais adequada e clique em registrar motivo. A descrição detalhada de cada motivo está apresentada no guia de motivos de baixa frequência, no menu “informações úteis” deste tutorial.

 

 

 

 

Após clicar em registrar motivo, você retornará para a página de registro do(a) aluno(a). Não se esqueça de clicar em enviar frequência.

 

 

IMPORTANTE: é essencial fazer o registro do motivo da baixa frequência corretamente caso algum fator esteja perturbando, desestimulando ou impedindo a ida do aluno a escola.

 

Alguns casos são especialmente delicados, como os de violência doméstica, envolvimento com drogas, exploração e abuso sexual. Muitas vezes, os gestores ficam com receio de informá-los no registro, pois não têm provas do ocorrido. Em circunstâncias como essa, uma forte suspeita, ou uma suspeita fundamentada, é suficiente para que o registro seja efetuado. Esse ato não tem implicações jurídicas e, se feito adequadamente, contribui para o trabalho de uma rede de proteção social, da qual você faz parte.