Tutorial Multimídia - Sistema Presença

 

 

 

Leiaute do arquivo de retorno

 

 

O leiaute do arquivo que você enviará ao MEC através do Sistema Presença deve respeitar a configuração geral a seguir. É importante ressaltar que cada tipo de registro terá sua especificidade.

 

 

 

Para obter os detalhes de cada tipo de registro, vá até o item "Leiautes dos registros" no menu "Dia a dia" deste tutorial, ou acesse os links abaixo:

 

 

 

Se for necessário, poderá ser enviado mais de um arquivo. Caso um arquivo enviado contenha informações de um(a) aluno(a) que já havia sido informado em arquivo anterior no mesmo período de coleta, a informação válida será sempre a mais recente.

Recomenda-se ainda que o envio dos arquivos Grandes Prefeituras seja efetuado no mínimo 72 horas antes do fechamento da coleta de frequência. Assim, haverá tempo hábil para seu processamento e será possível corrigir e enviar um novo arquivo caso haja críticas restritivas.

 

Fique atento(a) a mais algumas informações importantes:

 

 

a) somente devem ser informados novamente os(as) alunos(as) que passaram por alterações desde o último envio de arquivos;

 

b) a chave identificadora dos(as) alunos(as) é o número do NIS;

 

c) em cada operação, será aceita somente uma única ocorrência de NIS. Os registros que não seguirem essa regra serão rejeitados;

 

d) durante o registro, cada informação deverá ser separada por ponto e vírgula ( ; );

 

e) o leiaute do arquivo suporta todas as operações, portanto não é necessário gerar um arquivo para cada operação;

 

f) os registros não precisam ser gravados em ordem, apesar de haver, após o envio do arquivo de retorno, uma sequência de processamento desses registros no Sistema Presença. Observe essa sequência abaixo:

 

- Aceite de transferência,

- Alteração para aluno(a) não localizado(a),

- Alteração de INEP,

- Solicitação de transferência,

- Registro de frequência escolar.