Tutorial Multimídia - Sistema Presença

 

 

Relatório gerencial

 

 

É importante que você faça um acompanhamento dos dados registrados no Sistema Presença. Com o relatório gerencial, você pode visualizar esses dados e obter as seguintes informações: percentual de frequência escolar de cada escola; identificação das escolas que têm frequência abaixo do mínimo exigido; total de alunos(as) por escola ou por município.


Como obter um relatório gerencial?

Você pode assistir aos vídeos ou ler o texto abaixo para obter as informações sobre esse procedimento.

 

 

 

Relatório de alunos(as)


Clique no ícone icone-ampliar.png para ampliar o vídeo.

 

 

Relatório de usuários(as)


Clique no ícone icone-ampliar.png para ampliar o vídeo.

 

 

 

Passo a passo: obter o relatório gerencial

 

Para obter um relatório gerencial, acesse a opção relatório gerencial no menu.

 

 

 

Na tela seguinte, é preciso escolher o "tipo de relatório" a ser gerado: aluno ou usuário.

 

 

 

 

 

Tipo de relatório: Aluno

 

Essa opção apresenta um relatório com informações sobre a frequência escolar total dos(as) alunos(as) de cada escola do município selecionado. Para acessar esse relatório, é preciso selecionar o programa (85% ou 75% de frequência), o município, o ano e o período. Após isso, clique em gerar relatórios.

 

Em seguida, o relatório será encaminhado para uma fila, acessível por meio da opção relatórios pendentes, e logo estará disponível em relatórios prontos.

 

 

 

 

 

Quando o relatório estiver pronto, você será notificado por e-mail. Você terá 48 horas para baixar o arquivo. Após esse período, ele não estará mais disponível no Sistema Presença. Veja abaixo o formato de apresentação desse relatório:

 

 

 

 

 

 

Tipo de relatório: Usuário

 

Ao selecionar essa opção, você precisa escolher entre mais dois tipos de relatórios: usuários por perfil ou dados de usuários.

 

Usuários por perfil: essa opção emite um relatório que indica a quantidade de usuários por perfil do município selecionado. É preciso escolher o "status do usuário": ativo ou bloqueado. Em seguida, basta clicar em gerar relatórios.

 

 

 

 

 

 

Veja abaixo o formato do arquivo:

 

 

 

 

 

 

Dados de usuários: essa opção emite um relatório com os dados selecionados dos(as) usuários(as). É preciso escolher o "status do usuário": ativo ou bloqueado. No campo "perfil", escolha um ou mais perfis clicando duas vezes sobre a opção desejada. Em "campos de saída", é preciso escolher quais dados de usuário comporão o relatório.

 

 

 

 

 

 

Para finalizar, clique em gerar relatórios.

 

O relatório foi encaminhando para uma fila, acessível por meio da opção relatórios pendentes, e logo estará disponível em relatórios prontos. Observe que os arquivos que contêm os relatórios estão geralmente compactados (extensão ".zip" ou ".rar"). Para visualizar o relatório, é necessário descompactar o arquivo.

 

 

 

 

 

 

 

EXEMPLO: se você escolher o perfil Operador(a) Escolar e os dados Nome, CPF e Celular, você obterá um relatório que apresentará uma lista de todos os(as) Operadores(as) Escolares do município com os respectivos dados requisitados, conforme o formato abaixo: