Tutorial Multimídia - Sistema Presença

 

 

Gerar formulário

 

 

Durante o processo de acompanhamento da frequência escolar dos(as) beneficiários(as) do PBF, muitas vezes imprimem-se formulários de coleta de frequência e realiza-se o registro no papel. As informações que são coletadas servem de referência para a realização do registro no Sistema Presença

 

Mas como gerar esses formulários de coleta de frequência escolar? 

 

Você pode assistir ao vídeo à direita para obter as informações principais sobre esse procedimento, ou ler o texto abaixo para saber mais detalhes.

    

Clique no ícone icone-ampliar.png para ampliar o vídeo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo a passo: gerar formulário 

 

 

IMPORTANTE: o formulário somente poderá ser gerado quando o período de coleta de frequência escolar estiver aberto. Procure sempre se informar sobre isso no calendário de coleta do ano em curso.

 

Para gerar um formulário, vá até a opção imprimir formulário no menu.

 

 

 

 

Na tela em seguida, selecione o tipo de programa: 85% para os(as) alunos(as) entre 6 e 15 anos, ou 75% para os(as) alunos(as) entre 16 e 17 anos.

 

 

 

 

 

 

Depois, selecione uma opção de grupo de escolas.

 

Observação: como o processo para gerar formulário de "escola específica" é um pouco diferente dos outros, subdividimos a explicação em duas categorias, A e B, conforme a figura abaixo:

 

 

 

 

 

 

Categoria A:  busca por todas as escolas; por escolas municipais; por escolas estaduais; por escolas federais; e por escolas particulares.

 

Fique atento(a) para o fato de que as opções "todas as escolas", "escolas municipais", "escolas estaduais", "escolas federais" e "escolas particulares" emitem os formulários para cada um dos respectivos grupos de escolas. Por exemplo, se você desejar emitir os formulários de todas as escolas estaduais que estão sob sua responsabilidade, basta selecionar a opção escolas estaduais para que sua solicitação vá para a fila de impressão.

 

 

 

IMPORTANTE: se todas as escolas que estão sob sua responsabilidade fizerem a coleta de frequência escolar utilizando os formulários em papel, é indicado utilizar a opção todas as escolas, pois esta gerará um único pedido na fila de espera. Se não for esse o caso, é recomendado solicitar os formulários por grupos separados de escolas, ou observar, no canto superior esquerdo da tela inicial do Sistema Presença, se o período encontra-se aberto.

 

 

Categoria B: busca por escola específica.

 

Se você quiser gerar o formulário para uma determinada escola, o processo será um pouco diferente. Primeiro, clique sobre a opção escola específica. Em seguida, será aberta uma nova caixa de opções para fazer a busca da escola. Clique na opção desejada, conforme a imagem abaixo:

 

 

 

 

 A seguir, veja as instruções para cada uma das opções:

 

"INEP" e "Nome da Escola": será aberto um campo para digitar o código ou o nome da escola. Depois de inserir os dados, clique na opção buscar. Logo após, abrirá um novo campo com as informações da(s) escola(s). Clique no ícone  para selecionar a escola. Em seguida, basta clicar em emitir para gerar o formulário;

 

"ESI", "SVE", "ENI" e "NLOC": será aberto um novo campo com o número de beneficiários do grupo escolar selecionado. Para gerar o formulário, basta clicar em emitir;

 

"Escolas Particulares", "Escolas Municipais", "Escolas Estaduais", "Escolas Federais": abrirá uma lista de escolas de seu município, referente ao grupo de escolas escolhido. Clique no ícone   para selecionar uma das escolas. Em seguida, basta clicar em emitir para gerar o formulário.

 

 

 

 

 

 

Para qualquer uma das opções escolhidas, você receberá um aviso de que sua solicitação foi encaminhada para uma fila. Veja a imagem abaixo:

 

 

 

 

 

 

IMPORTANTE: você tem 48 horas para imprimir o formulário. Depois desse prazo, o arquivo é retirado do Sistema Presença.

 

 

 

As próximas etapas devem ser efetuadas acessando as opções formulários prontos e formulários pendentes. Veja como realizar esses passos em imprimir formulário e acompanhar fila de impressão.