Tutorial Multimídia - Sistema Presença

 

 

Leiaute dos arquivos disponibilizados pelo MEC

 

 

As informações contidas no arquivo de Grandes Prefeituras se organizam conforme uma disposição determinada pelo que chamamos de leiaute.

O arquivo – que serve de base para inserção das informações –, baixado do Sistema Presença, está organizado de acordo com o leiaute geral. Observe como estão dispostas as informações:

 

 

Veja abaixo a tabela do leiaute geral do arquivo de Grandes Prefeituras, que apresenta os detalhes de cada uma das informações dispostas pelo leiaute. 

 

 
 
SeqColunaTipo de dadoN. máximo de dígitosDescrição do Campo
1 Tipo de registro Numérico 1 Tipo de Registro:
1 – Aluno para registro de frequência com INEP identificado;
2 – Aluno para registro de frequência com INEP não identificado (ENI, ESI e INEX);
3 – Aluno não localizado;
4 – Registro de solicitação de transferência.
2 Ano Numérico 4 Ano do período de coleta da frequência.
3 Mês 1 de referência Numérico 2 Primeiro mês do período de coleta da frequência.
 4 Mês 2 de referência Numérico 2 Segundo mês do período de coleta da frequência.
 5 UF Alfanumérico 2 UF do Aluno.
 6 Município Numérico 7 Código IBGE do Município do Aluno.
 7 INEP Numérico 8 INEP da escola do aluno.
 8 NIS Numérico 11 Número de Identificação Social (NIS) do Aluno.
 9 Nome Alfanumérico 100 Nome do aluno.
 10 Nome da mãe Alfanumérico 100 Nome da mãe do aluno.
 11 Data de nascimento Numérico 10 A data de nascimento do aluno.
 12 Série Numérico 2 Código da Série do Aluno:
[00 - Não informada] [01 – Maternal] [02 – Maternal II] [03 – Maternal III]
[04 – Jardim I] [05 – Jardim II] [06 – Jardim III] [07 – CA (Alfabetização)]
[08 – 1ª Série do ensino fundamental] [09 – 2ª Série do ensino fundamental]
[10 – 3ª Série do ensino fundamental] [11 – 4ª Série do ensino fundamental]
[12 – 5ª Série do ensino fundamental][13 – 6ª Série do ensino fundamental]
[14 – 7ª Série do ensino fundamental] [15 – 8ª Série do ensino fundamental]
[16 – 1ª Série do ensino médio] [17 – 2ª Série do ensino médio]
[18 – 3ª Série do ensino médio] [19 – EJA Primeiro Segmento]
[20 – EJA Segundo Segmento] [21 – EJA Médio].
13  Situação Numérico 1 Situação do aluno com relação ao acompanhamento da frequência escolar:
1 – ESI – Aluno em escolas ativas sem INEP na base
2 – NLOC – Beneficiários não localizados
3 – Aluno ativo com INEP identificado
 14 Tipo de acompanhamento Numérico 1 Tipo de acompanhamento do aluno:
[1 – BFA] [2 – BVJ]
 15 Solicitante Alfanumérico 100 Nome do coordenador municipal que solicitou a transferência.
 16 Telefone Alfanumérico 30 Telefone fixo ou celular do solicitante.
 17 INEP destino Alfanumérico 8 No caso de transferência para um INEP específico, este campo será preenchido.
Caso contrário, trata-se de uma transferência para um INEP não Identificado.
 18 Situação de destino do aluno Numérico 1 Situação para qual o aluno deverá ir:
1 – ESI – Aluno em escolas ativas sem INEP na base;
3 – Aluno ativo com INEP identificado;
6 – INEX – Aluno com inexistência de oferta/atendimento educacional.
 19 Frequência mês 1 Numérico 2 No caso de transferência em que o aluno deverá ir para ESI, deverá ser informada
a frequência desse aluno. No caso de INEX, esse campo deverá vir com o valor 0
preenchido.
 20 Motivo Baixa freq. mês 1 Numérico 2 No caso de transferência em que o aluno deverá ir para ESI ou INEX, deverá ser
informado o motivo de baixa frequência desse aluno.
 21 Frequência mês 2 Numérico 2 No caso de transferência em que o aluno deverá ir para ESI, deverá ser informada
a frequência desse aluno. No caso de INEX, esse campo deverá vir com o valor 0 preenchido.
 22 Motivo Baixa freq. mês 2 Numérico 2 No caso de transferência em que o aluno deverá ir para ESI ou INEX, deverá ser informado o
motivo de baixa frequência desse aluno.
 23 Tipo de transferência Numérico 1 Informa qual o tipo de transferência. Os valores possíveis são:
A – Solicitação em que o aluno está em outro município e esse pede para enviar para o seu município.
B – Solicitação em que o aluno está em seu município e outro município solicita que esse aluno seja enviado para ele.