Alterar para escola de outro município

 

 

Uma das operações mais rotineiras realizadas no Sistema Presença é a alteração de escola do(a) aluno(a). Essa atualização precisa ser registrada no sistema para que seja possível dar continuidade ao acompanhamento do(a) beneficiário(a) que necessitar dessa mudança.

 

Mas como alterar a escola do(a) aluno(a) para uma escola de outro município?

 

Você pode assistir ao vídeo ou ler o texto abaixo para obter mais detalhes  sobre esse procedimento.

Clique no ícone icone-ampliar.png para ampliar o vídeo.

 

 

 

 

Passo a passo: alterar para escola de outro município 

 

 

A alteração de um(a) aluno(a) para uma escola de outro município é efetuada por meio da atualização de suas informações no Sistema Presença. Essa atualização ocorre nos casos em que o(a) aluno(a) passou a estudar em uma escola de outra cidade.

 

Para alterar o INEP/escola do(a) aluno(a), basta entrar na página de registro de frequência e clicar no botão   ao lado do seu nome.

 

 

 

 

 

 

Após essa ação, será aberta uma janela com os dados da escola atual. Abaixo desses dados, haverá o campo nova escola. Existem três formas de buscar a nova escola: por "Código INEP", por "Localização" e por "Nome da Escola".

 

 

 

 

 

 

Depois de escolher uma forma de buscar a nova escola ("Código INEP", "Localização" ou "Nome da Escola"), você deve preencher o(s) campo(s) com a(s) informação(ões) dessa escola. Para cada opção de busca escolhida, diferentes informações serão requisitadas.

 

Verifique o INEP e o nome da escola com atenção. Para confirmar a mudança, basta clicar no botão alterar INEP.

 

 

 

 

 

 

Essa ação abre uma solicitação de transferência para o outro município (onde está a nova escola do(a) aluno(a)). A ação será concluída quando um(a) Operador(a) Escolar ou Coordenador(a) Municipal do PBF na Educação desse outro município clicar em aceitar ou recusar, conforme a tela abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMPORTANTE:

 

a) as alterações para escolas de outros municípios só serão acatadas após a aceitação do(a) Coordenador(a) Municipal ou Operador(a) Municipal Auxiliar do município ao qual o(a) aluno(a) foi enviado;

 

b) caso o(a) aluno(a) já tenha uma solicitação de transferência pendente, só será possível alterar o INEP (a escola) aceitando, recusando ou cancelando a transferência ativa;

 

c) se não houver nenhum modo de conseguir dados da frequência do(a) aluno(a), ele(a) deve permanecer sem informação até o próximo período de coleta, ou seja, o campo de registro de frequência escolar deve ficar em branco;

 

d) a alteração de escola é possível para todos(as) os(as) beneficiários(as) que estão na base do Sistema Presença e pode ser feita por qualquer Operador(a), de qualquer município, habilitado a registrar frequência escolar – Coordenador(a) Municipal, Operador(a) Municipal Auxiliar ou Operador(a) Escolar do PBF na Educação. Há, todavia, algumas particularidades que precisam ser observadas:

 

- se um(a) beneficiário(a) "não localizado(a)" for encontrado(a), ele(a) poderá ser atualizado(a) para Escolas Ativas ou para ESI. Para obter mais informações sobre isso, acesse o Guia de beneficiários(as) "não localizados(as)",

 

os(as) beneficiários(as) que se encontram em "Escolas Ativas" ou em situações como "ENI",  "ESI" e "SVE" somente poderão ser atualizados(as) pelos(as) Operadores(as) do município em que estão cadastrados(as) no Sistema Presença. Caso um(a) aluno(a) apareça no sistema em um município diferente daquele em que estuda, o(a) Operador(a) do município onde esse(a) aluno(a) está efetivamente estudando deverá "transferi-lo(a)" para sua escola atual. Informe-se sobre esse procedimento em Trazer aluno(a) de outro município para o meu município.